História

 

O clube foi fundado a 1 de Janeiro de 1937. Fundado por um grupo de simpatizantes de futebol, o Grupo Desportivo Alcochetense assim denominado por um dos seus fundadores, João Mitra, iria colmatar as paragens de actividade de outros clubes de Alcochete, como o Imparcial, o Sport e o 1º de Maio. O seu equipamento verde e branco, listado na horizontal, apenas se deve à simpatia clubística pelo Sporting Clube de Portugal, da maioria dos fundadores, existindo nesse grupo outras preferências.

O Campo da Praia foi primeiro campo de futebol do Grupo Desportivo Alcochetense, onde com autorização do dono das terras, os Fundadores o construíram devido à inexistência na altura de um campo de futebol camarário. Construído próximo de umas marinhas de sal de pertença do Sr. Dias de Sousa, o campo era extremamente arenoso e foi apelidado de “Amansa Cavalos”.

Os homens que fundaram o Grupo Desportivo Alcochetense, também pelas suas cores jogaram e em tudo auxiliavam. Nomes como António Luís Rodrigues, João Canteiro, António Lopes, Artur Rodrigues, João Mitra, João Rei entre outros, fizeram erguer o Grupo Desportivo Alcochetense.

A primeira sede do Grupo Desportivo Alcochetense foi na Rua do Troino num primeiro andar que faz esquina com a Rua José André dos Santos, só aproximadamente trinta anos depois é que a actual sede foi adquirida, situada na Rua do Amaral.

Estádio

O actual Estádio Antonio Almeida Correia Fóni, com capacidade para 5000 pessoas, foi inaugurado em 1993, sucedendo ao Velhinho Campo de jogos Antonio Almeida Correia Fóni que hoje é o campo nº2 de relva sintética, destinado a toda a actividade do futebol formação.

 

Um website emjogo.pt